Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

A Esperança


Autor: Suzanne Collins
Páginas: 419
Categoria: Ficção / Romance
Sinopse: O volume final da trilogia "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins, é exatamente o livro pelo qual os fãs esperavam: complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra. A série, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, é o mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, e mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura.
Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.
Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.
Ambientado num futuro sombrio, a saga "Jogos Vorazes" é pioneira de uma tendência que ganhou força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time em 2010. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 44 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias. 


E aqui se encerra uma das melhores sagas que eu já li. Fiquei triste por ser o último livro e tentei ler devagar, mas eu não consegui, é simplesmente viciante demais. 
Katniss consegue sobreviver pela segunda vez aos Jogos Vorazes, mas, desta vez, sofreu um grave prejuízo: Peeta foi pego pela capital. O presidente Snow ainda está atrás dela, o Distrito 12 foi destruído pela capital e agora, todos que ela conhece, os sobreviventes do incêncio, estão no Distrito 13 que ainda existe no subsolo. Os Jogos Vorazes vão continuar, mas agora Katniss não tem nada a perder, essa é a hora perfeita para um rebelião. Quando ela finalmente aceita ser o símbolo da rebelião, os distritos se unem para derrubar a capital. Katniss já está sem esperanças em relação a Peeta, eis que os seus aliados conseguem levá-lo para o Distrito 13, só que ele não é mais o mesmo garoto, a Capital o torturou e fez com que ele esquecesse de tudo e ainda o fez se lembrar da Katniss como a garota que tentou matá-lo. Sem o seu maior confidente e grande parte dos seus amigos, Katniss entra em uma guerra emocionante, onde a união dos fracos e oprimidos (os distritos) tem que conseguir derrubar a Capital, caso contrário todos sofrerão as consequências. No livro mais emocionante, um final surpreendente é revelado. Será que a guerra realmente vale a pena?


Giovanna Rissato

Nenhum comentário:

Postar um comentário