Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Seleção

Autor: Kiera Cass
Páginas: 368
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.


 Descobri esse livro por meio de indicações e por causa das minhas eventuais visitas aos sites de livros (que ainda acabarão por me levar à falência). Desde que coloquei os olhos no livro me senti conectada a ele, a capa mostra America, a personagem principal do livro, em um de seus belos vestidos. Criei muitas expectativas para com esse livro e não posso deixar de ressaltar que, na realidade, ele é muito mais do que eu sonhava esperar.
 Illéa é um país formado há pouco tempo, cuja divisão social é feita por meio de oito castas, sendo a casta Um, a melhor, e a Oito, a pior. America é uma menina pobre, uma cantora de casta Cinco, que mantém um relacionamento secreto com o jovem Aspen, cujas condições são ainda piores, pois ele é um servente de casta Seis. Os dois se amam há dois anos e já estão preparando o casamento (às escondidas, claro, já que a mistura de castas não é vista com bons olhos, principalmente quando a mulher é de casta mais alta) quando surge um empecilho, uma possibilidade. A Seleção é uma disputa televisionada pelo coração do príncipe Maxon. Todas as jovens garotas são convidadas a se inscrever para o sorteio. America não tem a mínima pretensão de ganhar o coração do príncipe e só se inscreve para agradar à mãe e ao namorado (que não suportaria tirar uma oportunidade dessas de sua amada). A jovem cantora se inscreve certa de que não seria uma das trinta e cinco garotas sorteadas, já que todas as garotas do país haviam se inscrito. Para o pesar de Aspen, alegria da família e confusão de America, ela acaba por ser sorteada. A jovem garota só espera conseguir sair do castelo o mais rápido possível, mas o príncipe Maxon, que antes era encarado como um jovem arrogante, mostra-se muito melhor que o esperado. Em meio a uma vida de luxo, à competição acirrada entre trinta e cinco adolescentes e ao convívio com Maxon, America se vê dividida entre a nova e a antiga vida. Seria melhor encarar um futuro árduo com o seu ex-namorado que quebrara seu coração dias antes da Seleção? Seria melhor contentar-se com uma vida de princesa ao lado de um homem que a confunde cada vez mais? 
 A Seleção une uma discussão política e social a uma história que não tem nada de conto-de-fadas. Descubra os segredos obscuros por trás de uma monarquia e a impotência de um príncipe em um livro bem escrito por uma autora que simplesmente faz mágica ao transformar um assunto tão inimaginável em realidade.
Giovanna Rissato

Nenhum comentário:

Postar um comentário